quinta-feira, julho 13, 2006

Como desenvolver um plano de negócios de sucesso

No último texto comentei da importância que o Plano de Negócios (PN) representa para as empresas em fase inicial de constituição ou mesmo para aquelas já constituídas. Citei que a essência do PN está na sistematização do planejamento, uma atividade crucial para aumentar as chances de sucesso de um negócio. Agora vamos tratar das seções mais críticas de um PN e como você deve elaborá-las.

Antes de tratar de uma seção específica, cabe entender o que deve conter qualquer PN. Os tópicos essenciais são: 1) a análise da oportunidade, o mercado-alvo e quem serão seus clientes e concorrentes; 2) o conceito da empresa e seu modelo de negócios; 3) a equipe e sua capacidade gerencial para implementar o negócio; 4) os recursos mínimos requeridos; os processos de negócio; 5) a estratégia de entrada e a visão de crescimento; 6) as premissas utilizadas e que dão sustentação às projeções de receita; 7) a estratégia de marketing e vendas; 8) um cronograma com as principais atividades e metas; e 9) os riscos envolvidos. Você deve estar se perguntando: “Não é muita coisa?” Minha resposta é: sim, mas é importante entender que você está analisando todos os aspectos de um negócio e por isso é importante não deixar nenhum tópico relevante de fora desta análise.

Porém, ao entender cada tópico e como abordá-lo, acredito sinceramente que você terá uma visão mais clara de todo o processo. Não vou dizer que seja algo fácil, já que a elaboração do PN exigirá esforço, muita análise, revisão e discussão com cada pessoa envolvida no seu desenvolvimento. Mas o esforço com certeza valerá a pena, pois você compreenderá como sua empresa poderá crescer e quais as melhores alternativas para competir nos mercados em que atuará.

A partir dos tópicos citados aqui você poderá adotar várias possibilidades de estruturas para obter o seu PN. O importante é que, independentemente da estrutura escolhida, você consiga de alguma forma abordá-los. Assim, estes tópicos não constituem uma estrutura de PN, mas uma forma de saber se na estrutura que você escolheu está faltando algum item relevante. Para finalizar, vou apresentar uma estrutura bastante comum e muita utilizada para desenvolver um PN para empresas de serviços e nos próximos textos vou dar dicas de como elaborar cada uma das seções desta estrutura de PN. O modelo escolhido e que adoto com freqüência nos PNs que elaboro é estruturado assim: 1) Sumário Executivo; 2) A Oportunidade e o Conceito de Negócio; 3) Descrição da Empresa e da Equipe; 4) Mercado e Competidores; 4) Produtos e Serviços; 5) Análise Estratégica; 6) Marketing e Vendas; 7) Processos de Negócio e Operações; 8) Plano Financeiro, e 9) Anexos.

No próximo texto abordarei o Sumário Executivo, como elaborá-lo, sua importância, quantidade de páginas, e porque esta seção deve ser a última a ser elaborada, mesmo estando no início do PN. Até lá!

Obs:. Se você tiver dúvidas de qual estrutura de PN adotar para o seu negócio sugiro que as apresente no meu blog para que eu possa comentar a respeito.

3 Comments:

At 3:39 AM, Anonymous Andre said...

Ola Professor, estou lendo em seu blog sobre plano de negocios e vou usar suas dicas para criar um PN, pois pretendo abrir um negocio, talvez eu venha futuramente a ter duvidas, mas caso ocorra vou posta-las mais adiante...
Parabens pelo trabalho...
Andre

 
At 3:36 PM, Anonymous betosilva41@ig.com.br said...

Olá Professor

Gostei de ver um modo simples de fazer plano de negócio e gostaria de deixar um pergunta se eu posso usalo tambem para montar um grupo de teatro.
betosilva41@ig.com.br

 
At 4:50 AM, Anonymous Anônimo said...

QUE GRAN BLOG TIENES AQUI, DEFINITIVAMENTE LO VOY A PONER EN MIS FAVORITOS.

YO TENGO UN mi negocio SITIO. CUBRE EN SU MAYORIA ##KEYWORD## E INFORMACION RELACIONADA

VISITALO, SI TU TIEMPO LO PERMITE.

SALUDOS

 

Postar um comentário

<< Home