sexta-feira, julho 14, 2006

Empreendedor tem brilho nos olhos

Nesta última semana tive a oportunidade e o privilégio de presenciar em companhia de algumas poucas pessoas um depoimento inspirador de um empreendedor que é parte da história do Brasil: Ozires Silva. Ocorreu no encerramento da disciplina de empreendedorismo que leciono no MBA Executivo do IBMEC-SP. Como é praxe nos meus cursos, sempre procuro trazer um empreendedor com experiência e que tenha uma bela história para compartilhar com os alunos, que são gerentes e diretores de empresas de São Paulo.

Ozires Silva é o típico empreendedor que faz acontecer. Ainda quando garoto, não se contentava com a mesmice, não aceitava que o Brasil importasse toda a matéria prima que ele utilizava para desenvolver seus aeromodelos no interior de São Paulo. Nesta época, já sonhava com a aviação e sempre buscou trazer para o mundo real aquilo que ocorria nos seus sonhos. A história é bastante conhecida, mas nada como ouvir do próprio protagonista, com suas palavras, seus gestos, suas emoções. A Embraer só é a empresa referência mundial de hoje devido ao sonho do jovem Ozires Silva.

Mas o depoimento não se limitou a contar a história da Embraer, os seus desafios, as dificuldades encontradas e, principalmente, o ceticismo dos brasileiros em acreditar que uma empresa nacional poderia inovar e concorrer internacionalmente. O mais impressionante é saber que o empreendedor sempre está em busca de mais desafios, não se contenta com os sucessos do passado, mas se inspira em seus feitos anteriores.

Ozires Silva é assim. Atualmente ele está envolvido em vários negócios novos, todos tendo a inovação como diferencial. Não se trata apenas de um exemplo a ser seguido, mas de um brasileiro que deve ser admirado. Ao final de sua palestra, o brilho nos seus olhos comoveu a todos os presentes ao falar das oportunidades que existem neste nosso país e na sua indignação em ver esta nação ainda longe dos trilhos do desenvolvimento. Mas longe de ser pessimista, ele foi enfático ao falar o quanto acredita no potencial do país e dos seus empreendedores.

Que sirva de exemplo aos que estão pensando em construir algo novo, aos que sonham em empreender. Aliás, o principal conselho de Ozires Silva foi: “Sonhe, sonhe alto, mas busque realizar seus sonhos. Não espere pela sorte, faça acontecer”.

Exemplos como o de Ozires Silva mostram que empreender, antes de tudo, inicia-se com um grande sonho, e que o empreendedor sempre deve acreditar no seu potencial e na sua capacidade de transformar o sonho em realidade. É isso aí.