quinta-feira, julho 13, 2006

Que grande idéia!

Sempre recebo muitos e-mails de pessoas atrás de grandes idéias para montar um negócio próprio. A pergunta é bastante parecida: “você poderia me dizer quais são as idéias quentes do momento para eu montar um negócio?” ou “estou à procura de idéias para um negócio em minha região; você tem alguma dica na área de serviços?” e por aí vai...

Na verdade, antes de tentar achar aquela idéia maravilhosa que só você quer ter acesso, pense um pouco: será que todos estes negócios que estão por aí dando certo foram fruto de idéias maravilhosas de seus criadores? A resposta é simples: Não. De forma alguma e muito pelo contrário. Na maioria dos casos, os negócios existentes são cópias de outros negócios, de outras regiões, de outros países ou mesmo da concorrência da própria vizinhança. Então porque as pessoas ficam atrás da grande idéia de negócio? Isto ocorre porque existe um mito muito difundido de que o grande segredo dos negócios está na idéia maravilhosa, sem similar, inédita. Mas poucos são os privilegiados que acordam de manhã e conseguem ter estas idéias que vão mudar o mundo.

Se é assim, como as pessoas “normais” podem aumentar suas chances de sucesso nos negócios? O segredo é não se prender a idéias, mas a oportunidades. Mas qual é a diferença entre idéia e oportunidade? A idéia é algo livre, espontâneo, que não tem comprometimento com nada e em dar certo. É fruto da criatividade e de descobertas. Já a oportunidade é uma idéia trabalhada, analisada, calculada e, se possível, testada, que tem chances de sucesso, pois envolve uma análise econômica de investimentos e retorno potencial.

Então, muitos dos negócios de sucesso que estão por aí nem sempre foram baseados em idéias maravilhosas, mas tratavam de oportunidades incríveis, de preenchimento de lacunas em determinados segmentos, de vender produtos e serviços atendendo demandas específicas de um nicho de mercado. Às vezes, e eu me arriscaria a dizer que na maioria dos casos, tratam de idéias simples e até cópias, que nem sempre foram criadas ou inicialmente pensadas pelo empreendedor, mas que deram certo!

O segredo do sucesso de muitos negócios está na percepção e curiosidade do empreendedor em entender as necessidades não atendidas dos mercados e em desenvolver rapidamente produtos e serviços que atendam estas necessidades, ou seja, está na captura de oportunidades... Os empreendedores de sucesso são aqueles curiosos, que sempre estão atentos às oportunidades, mas nem sempre são os mais criativos ou as pessoas das idéias. Pelo contrário, eles sabem, como poucos, aproveitar idéias que estão por aí, mas que não têm sido observadas como oportunidades... Pense nisso! Nos nossos próximos textos, vamos falar como você poderá encontrar grandes oportunidades de negócios aí na sua região!

3 Comments:

At 12:58 PM, Anonymous Helio Sindo Dantas said...

Professor, realmente esta é a chave do negócio, que ao meu ver se a oportunidade for melhorada e aperfeiçoada vai ser 10(dez).

 
At 8:09 PM, Anonymous Reinaldo Alves said...

Professor,

Obrigado por me fazer enxergar por outra perspectiva! Antes estava muito focado em idéias, mas acredito que as idéias possam ser úteis á partir do momento que você identifica uma oportunidade de negócio!!! Abrirei os meus olhos de hoje em diante!!

reinaldooi78@hotmail.com

 
At 10:25 PM, Anonymous Carmen said...

Boa noite professor!

Li sua matéria sobre "Que grande idéia!" e percebi que isto me aconteceu esta semana. Vou fazer alguns produto sque atendem as necessidades da clientela. E isto é realmente o que gosto de fazer!
Tricô!! Voui fazer tricô,para as amigas, as encomendas apareceram de repente...e eu estou animda..

 

Postar um comentário

<< Home