terça-feira, fevereiro 06, 2007

Dilema da Patrícia

Olá. Eu sou a Patrícia.

Meus pais possuem uma pequena empresa de assessórios automotivos. Desde que terminei o colegial trabalho lá na área de vendas (na verdade, temos os representantes externos e eu sou a responsável interna).

Todos os funcionários da empresa, inclusive minha auxiliar, saem para almoçar ao meio dia e retornam a uma da tarde. É justamente nesse horário que meu dilema começa...

Alguns Clientes, “aproveitando a saída para o almoço”, vão até a empresa retirar seus pedidos. Outros ligam para nós bem nesse horário, sempre pedindo desculpas e alegando urgência.
Como a empresa é dos meus pais, nunca tive uma hora completa de almoço, mas a situação saiu dos limites: Quando vou até o refeitório comer a campainha ou o telefone tocam! Aí deixo a comida no prato e vou atender o Cliente: Separar o pedido, fazer a nota fiscal e ajudar o Cliente a colocar a mercadoria no carro... Quando o Cliente vai embora, já acabou o horário do almoço ou a comida já esfriou... Com isso quase sempre fico sem almoçar!

Algumas vezes peço ao Cliente para esperar ou então não atendo ao telefone. Mas é pior: sinto remorso o resto do dia, porque é o Cliente quem paga meu salário e não atendê-lo é uma ofensa.
O que é mais correto? Devo deixar de almoçar para atender o Cliente, ou devo almoçar e deixar o Cliente esperando?

Agradeço a ajuda!

Patrícia

7 Comments:

At 11:17 AM, Anonymous Anônimo said...

Cara Patricia,

O cliente é o patrão, portanto estah em primeiro lugar. Jamais deixar de fechar uma venda. Hoje é uma amanhã duas e depois...
Faça rodizio na hora do almoço, com sua auxiliar, de forma que sempre terá alguem para atender o cliente satisfatoriamente.

boa Sorte e boas vendas

Adm. Carlos Antunes

 
At 7:27 PM, Blogger Daniela Tabalipa said...

Sim Patricia, ia dugerir exatamente o que o Carlos disse. Se a sua auxiliar almoça de 12 às 13 horas, saia você das 13 às 14 horas. Mas saia saído! rsrs Para poder almoçar, essa pausa é muito importante para a sua saúde física e mental.

 
At 8:48 AM, Anonymous Anônimo said...

Acho que o difícil mesmo é "sair" saido. Dificilmente consigo ter 1 hora de almoço! Paro para comer, e assim que termino já retorno ao trabalho... Quando um Cliente chega e eu preciso atendê-lo, faço as duas coisas ao mesmo tempo: convido o Cliente para ir comigo ao refeitório, para conversarmos enquanto eu termino de almoçar (o que não demora mais que 10 minutos). Assim, além de não deixar o Cliente esperando minha vontade, bato um papo informal com ele e acabo sabendo um pouco mais da sua vida e da sua empresa (informações que posso utlizar em ocasiões futuras)! E de quebra me alimento corretamente!!!
Ana

 
At 4:35 PM, Anonymous Caio said...

Oi Patrícia, como vai?

Em meu caso também se trata de uma fábrica. O que fazemos é justamente tentar acomodar os horários de almoço da equipe. Deste modo, alguns saem às 11h, outros às 12h e o restante (minoria) sai às 13h. Nem sempre os funcionários ficam satisfeitos com a escala, mas entendem bem a situação e quando é necessário, a escala é alterada por eles mesmos.

Avalio que duas coisas são fundamentais para o caso:

1)O importante é que o cliente seja atendido com qualidade e, de preferência, que se feche a venda, independente de horário.

2)A escala de almoço deve ser negociada com os funcionários. Não adianta impor tal regra, pois funcionário insatisfeito dificilmente resultará em cliente satisfeito.

Boa sorte, e sucesso!

Caio.

 
At 2:42 PM, Anonymous Anônimo said...

Patrícia,
Atualmente o cliente é a grande razão da Empresa existir. Por isso, é necessário que a Empresa se adapte aos clientes. Se os horários que os clientes podem ir até a vossa empresa é no horário de almoço deles, vc tem que atende-los de forma eficaz e rápida. Tentar fazer uma escala no horário de almoço seria uma opção, ou fazer, se possível, horários diferentes entre os funcionários (para evitar fututos problemas trabalhistas).
Boa Sorte, e lembra-se, o cliente é o Rei.

 
At 6:32 AM, Anonymous Anônimo said...

Leia este artigo.

http://www.doceshop.com.br/blog/?p=176

Também é interessante e talvez ajude a lhe permitir um almoço mais tranquilo. ;)

 
At 3:56 PM, Anonymous Renato Martins Alves said...

Prezada Patrícia,

Você tem 2 saídas:
!. Como você é a responsável interna e o seu horário é o horário de almoço, antecipe o seu almoço ou faça seu almoço mais tarde, quando os demais empregados já voltaram.
2. Escale uma auxiliar de vendas para o horário do almoço e ela que adote a minha sugestão primeira.
Pois, atender o cliente é fundamental!

 

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