terça-feira, julho 03, 2007

Blog PN indica!



Ram Charan

Conhecido por solucionar os mais complicados problemas na área de negócios,Ram Charan marca novamente presença no Brasil com a edição em português deKnow-how: as 8 competências que separam os que fazem dos que não fazem. Como sugere o título, a obra salienta as ações que realmente produzemresultados e chama atenção para escolhas escolhas equivocadas, quandobaseadas única e exclusivamente em características pessoais dos líderes.

Relevar os dois lados da moeda parece mesmo ser a máxima de Charan nestaobra. As oportunidades, por exemplo, são encaradas também como ameaçasquando olhadas por vieses diferentes. Profissionais, capital e conhecimentosão características assaz subjetivas para oferecer sempre uma mesmapossibilidade, seja ela o sucesso, seja o fracasso, segundo a análise doautor.

Um líder deve sempre se perguntar se será capaz de conduzir a empresa em umadireção melhor do que a que estava antes. As características pessoais serãoimportantes, claro, mas são uma pequena parte do know-how exigido desseslíderes. As 8 competências estudadas e apontadas por Ram Charan é o queconstitui este diferencial:

Encontrada uma idéia central lucrativa e indispensável ao cliente a idéia éposicionar e reposicionar; identificar mudanças externas para colocar aempresa na ofensiva; comandar o sistema social em busca das melhoresdecisões e resultados otimizados; avaliar pessoas e comparar os rendimentoscom os critérios da função; moldar equipes com o objetivo de se trabalhar emharmonia; estabelecer objetivos em prol de resultados realistas; prioridadesprecisas para realizar os objetivos e enfrentar forças que transcendem omercado, como as pressões sociais, constituem essas competências.

- O domínio delas (das competências) permite o diagnóstico de qualquersituação e a tomada de medidas apropriadas, tirando-o de sua zona deconforto de expertise, ao desenvolver habilidades que o preparam para fazero que a situação exige, e não apenas o que você sabe fazer bem, elucida RamCharan.

Know-how trata do que se deve fazer para uma empresa ser liderada no quepromete ser o ambiente de negócios mais difícil das última décadas. “Eleposiciona a liderança empresarial diretamente sobre um alicerce de lucros eperdas, aproveitamento de capital, distribuição de recursos, produtividade esatisfação do cliente sem perder de vista o fato de que líderes são sereshumanos”, defende o autor.

Para diferenciar a verdadeira essência da liderança (know-how) do quesignifica não tê-la, Ram Charan faz uso de observações pessoais no convíviocom empresas e executivos.

Além da apresentação de casos reais, o autor escreve uma carta a um futurolíder que ajuda a orientar marinheiros de primeira viagem em meio àcomplexidade do século XXI. Uma de suas principais dicas é: não coloque oseu destino em mãos alheias, se quer assumir o controle e o progresso comoum líder.

Segundo Charan, o importante é se ter em mente que ser um líder empresarialexige capacidade de julgamento, “aquela voz interior que lhe diz em quedireção seguir, mesmo quando a análise aponta um caminho diferente. Todoknow-how precisa dela”, diz.

O autor encerra seu livro com uma verdadeira lição ao escrever uma cartapara aqueles que sonham em ser verdadeiros líderes de mercado.Conscientizar-se de que o sucesso nunca é final é assumir, portanto, o fatode o desenvolvimento pessoal ser contínuo. E isso será fatalmente revertidopara o profissional.


Para adquirir seu exemplar, clique aqui!