sexta-feira, setembro 28, 2007

Dilema do Empreendedor

Olá a todos!

Meu nome é Manoel Santana, sou projetista de uma média empresa que desenvolve equipamentos e realiza manutenção para a indústria sucro-alcooleira, localizada no noroeste do estado de São Paulo.

Tenho observado o crescimento do setor canavieiro em nossa região e há informações de que pelo menos 17 novas usinas sucro-alcooleiras devem se instalar por aqui até 2010. Observo, também, que as empresas fornecedoras da região não estão conseguindo atender todos os pedidos dessas usinas, inclusive a empresa onde trabalho, que está com serviços contratados até o final do ano e rejeitando novos pedidos.

Nosso patrão, empresário há mais de 30 anos no ramo, não tem planos de investir no crescimento do negócio ou na ampliação da equipe de vendas e produção, o que, ao meu ver, é deixar escapar uma oportunidade de faturar e lucrar mais. Em função disso tudo, estou planejando montar meu próprio negócio nesse ramo, uma aspiração que tenho já há algum tempo e que sinto ser este o momento.

Penso que a meu favor pesam a experiência que já tenho no ramo, os contatos com usinas, o conhecimento dos equipamentos, já que sou um dos projetistas e processos para produção e manutenção dos equipamentos que fabricamos. O mercado de crédito também está interessante, pois as taxas de juros vêm caindo. Por outro lado, não tenho experiência em administração, principalmente para lidar com funcionários e terei que me financiar, pois não tenho recursos suficientes para iniciar o negócio.

Gostaria de saber se os colegas que acessam o portal plano de negócios têm algum conselho e se apóiam a minha idéia de começar um novo negócio, considerando esse mercado em crescimento e a baixa espectativa de crescer em meu emprego atual. Gostaria de saber também se vale à pena já começar o negócio, mesmo com empréstimos, ou se é melhor esperar mais e juntar recursos próprios suficientes.

Espero que possam me ajudar! Abraços!

6 Comments:

At 8:20 AM, Anonymous Marcus Fontanelli said...

Santana,

Iniciar um novo negócio não é tarefa fácil, principalmente se você não tem experiência administrativa. Conhecer bem sua atividade é uma coisa, transformá-la em negócio próprio é outra. Lembre-se de que você não terá mais o salário caindo todo mês na conta, fornecedores e funcionários farão pressão para receber sempre em dia, e os bancos, então... nem se fala.

Minha sugestão é que arrume tempo para fazer cursos e ler a respeito de administração, ou arranjar sócios que tenham experiência com isso.

Não estou dizendo para não seguir seu sonho, só estou alertando para que não vá sem as ferramentas certas, pois é fácil quebrar a cara. (Digo isso porque já quebrei 2 vezes...).

Portanto, prepare-se antes. Entenda o que é ter um negócio e só então vá em frente.

Espero que tenha sucesso!

Abraços!!

Marcus

 
At 2:56 PM, Anonymous Juliana said...

Olá Manoel.

É...eu concordo com nosso amigo aí em cima. Não será fácil mas eu conheço um site que te dá alternativas para você conseguir verba para seu negócio, exixtem muitas fontes não se preocupe com dinheiro.

Boa Sorte!!

http://www.pedeverba.com.br

 
At 3:58 PM, Anonymous Nelson Abe said...

Boa tarde Manoel!

Realmente é uma decisão complicada. Sou empresário aqui no interior de São Paulo e comecei justamente como você pretende: deixando meu emprego para atuar na mesma área com um negócio próprio. A maior dica que posso dar é para que converse com seus colegas de trabalho, superiores e até mesmo seu patrão, para que possa sair numa boa.

Em meu caso, montei o negócio em uma outra cidade, até para mostrar ao meu ex-patrão que a idéia não era "bater de frente", mas sim aproveitar uma oportunidade de crescer. Se puder fazer isso, seria uma boa, pois do contrário você poderá gerar inimizades e ter uma concorrência muito agressiva, o que é muito ruim para o início de qualquer negócio, principalmente quando não se tem todos os recursos que gostaria.

Espero ter ajudado.

Bom trabalho e não desista!

 
At 10:10 PM, Blogger Gazolla said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 10:12 PM, Blogger Gazolla said...

Sugiro que vocÊ leia este livro:
E-Myth

 
At 11:48 PM, Anonymous Anônimo said...

Olá Manoel
Sua idéia é muito boa, mas voce não tem capital, aconselho voce a montar uma empresa de prestação de serviços desta àrea, projetos,montagem e manutenção, pois fabricar alguma coisa neste País hoje é fria, ainda mais com a China entrando aquí para vender fábricas prontas por metade do preço.Trabalhei 10 anos na àrea petroquímica de projetos de tubulações industriais e montagem
(Polibrasil/Polisul/Monsanto/
Petrobrás/Caraíbas Metais e outras
Se quiser trocar idéias me escreva
email roberto.cr@uol.com.br
cel 11 9414-9019
Roberto

 

Postar um comentário

<< Home