quarta-feira, abril 09, 2008

Dilema da Marina

Oi Pessoal,

Meu nome é Marina e tenho uma empresa de biquínis (Confecção). Nas últimas semanas, estou pensando na hipótese de participar de um Consórcio de Exportação. Como nunca exportei e nem tenho conhecimento dessa área, a possibilidade de entrar no mercado internacional através da Promoção de Vendas me deixou bastante animada.
Acontece que minha sócia se recusa a aceitar essa idéia, alegando que “exportação é extremamente arriscada e os custos são elevados”. Além disso, ela diz que nossa empresa está bem em todos os aspectos e que podemos crescer apenas no mercado doméstico.
Tentei convencê-la de que os riscos são menores considerando o tipo de exportação que iríamos realizar e até enviei uma pesquisa avançada sobre Consórcio de Exportação, deixando claro todas as vantagens. Ela leu e releu, pesquisou sobre o tema, fez prospecção e inúmeras análises, mas ainda não está convencida de todos os benefícios.
Minha sócia é uma grande administradora, mas muitas vezes eu gostaria que ela aceitasse riscos com a mesma facilidade que tem em administrar nosso empreendimento. Ano passado, por exemplo, perdemos uma parceria com um grande distribuidor por que ela não acreditava que o negócio podia gerar lucro. Todas os cálculos e planilhas que ela fez apontavam para um resultado abaixo das expectativas e, no entanto, a empresa que fez negócios com essa distribuidora se tornou a nossa maior concorrente.
Alguns amigos, parentes e parceiros profissionais perguntaram se eu já pensei na possibilidade de romper a sociedade. Disseram que eu tenho uma visão extremamente empreendedora e que eu poderia ir longe. Contudo, minha sócia e eu nos conhecemos há anos e temos um forte vínculo de amizade. Além disso, ela é uma eminente administradora e sei que vou demorar a encontrar um sócio ou até mesmo um colaborador com o mesmo nível de instrução e profissionalismo.
Gostaria de saber se vocês acham que é uma boa idéia eu simplesmente entrar neste novo mercado e ignorar as prospecções da minha sócia ou se devo esquecer essa oportunidade de negócio e me concentrar no mercado interno. Se eu optar pelo Consórcio de Exportação, corro o risco de perder uma grande amiga e administradora. Caso contrário, eu posso estar perdendo outra grande possibilidade de fazer o meu negócio crescer, uma vez que há grande aceitação de biquínis brasileiros em âmbito internacional.

O que eu faço?!

7 Comments:

At 3:37 PM, Anonymous Anônimo said...

Olá Marina!!!
Olha, eu realmente acho que você tem que seguir o seu extinto... Não com o intuito de entrar em desacordo com sua sócia, mas por que você também tem direito de investir em algo que você acredita.

Bjão!

 
At 5:55 PM, Blogger Comissão de Autores said...

Querida Marina!

Pelo que vc relatou na sua passagem de vida, é bastante intrigante.

Minha opinião como alguns passos de virar um Bacharel em Administração, é que vc procure apoio de centro de pesquisas que ajudam pequenas e médias empresas, como Sebrae - link: http://www.sebrae.com.br/paginaInicial;
o Endeavor - Link: http://www.endeavor.org.br/.

E a respeito da sua amiga que é uma excelente Administradora, vejo que vc esta ligada a ela pelo fato da mesma fazer as projeções de todos os investimentos realizados por vcs e, entre outros assuntos pessoas. Vi tb que da ultima vez que vcs tiveram possibilidade de crescimento, ela, infelizmente errou.

Uma outra sugestão minha é que vc procure desenvolver mais seu lado de Administração, procurando escolas especializadas, se vc ainda não tem curso superior, ou tomando curso de curta duração com crediblidade no mercado. Consulte o Blog http://admanalise.blogspot.com/ e confira alguns cursos que vc pode fazer, gratuitamente e sem sair de casa.

Bons Negocios.

Lucas

 
At 9:55 PM, Blogger Comissão de Autores said...

Desculpa usar esse espaça para divulgar meu Blog, mas, gostaria de saber se o Administrador desse Blog não poderia colocar o Link do meu Blog de Administração aqui, pois o mesmo estarei fazendo com o seu.

Meu Blog é: http://admanalise.blogspot.com/
e estarei colocando seu link por la.

Abraços e aguardo resposta.

Lucas

 
At 11:56 PM, Anonymous Anônimo said...

MARINA SOU Luciano Dias de Campinas e tenho a certeza que você deve sim enfrentar este desafio.Pode optar pela responsabilidade solitaria e quando sua sócia ver que suas ideias estão florescendo com certeza ira acontigo.

 
At 10:42 PM, Blogger Eu. said...

Mary,
tens fundo disponível? Caso sim, coloque a faca na boca e faça o seguinte:
- Crie uma holding de participações, aproveitando seu espírito Endeavor. Detenha 100% dessa holding.
A holding detém 50% da atual empresa, e sua sócia idem.
- Crie um spin-off da atual empresa, com foco exclusivo em exportação - gozará áté de benefícios fiscais e contábeis para tal.
- A holding detém 100% desse spin-off, a Mary export.
- Utilize seu espírito para fazê-la crescer, de preferência, muito mais que a empresa atual, até para ter assunto com sua atual sócia.
- Tudo que for comum a ambas empresas, você pode comprar como prestação de serviços da atual, o restante, é risco seu.
- Desse modo, a operação de export fica blindada, lucro ou prejuízo somente seu, e não precisaria romper com sua atual sócia.

Se o modelo evoluir, venda participação para ela, mas agora com upside de preços, pois o risco para ela é menor. Daqui em diante, a consolidação de resultado das 2 empresas poderá ser feita na holding, reduzindo a carga de impostos.

[]´s
good luck.

 
At 10:45 PM, Blogger Eu. said...

Faltou a 2a parte;
- Se não tens o capital necessário, recorra a FAPES, Corretoras do BNDES, BB, ou até mesmo aos novos fundos de VC (venture capital). Só precisaria ganhar tempo, gerando um plano de negócios para esses caras liberarem as verdinhas.
- Se ainda não funcionar, venda cotas de participação para amigos, fornecedores, ou qualquer potencial investidor.

[]´s
good luck

 
At 12:01 PM, Anonymous Anônimo said...

Ola...
Achei voce muito empreendedora, e dinamica, nao deixe que os outros com seus medo, atrapalhem seus planos.
Lembre se que todo negocio ta sugeito a riscos, e se voce vem longe um dos risco voce ja passou.

Me interessou muito seu negocio, vivo em Mocambique, africa, um local extremamente bom para o seu negocio, clima almanet favoravel.

Caso voce esteja interessado em uma parceria me contacte para discutirmos

Mail: vania_filipe@yahoo.com.br

Melhores Cumprimentos

 

Postar um comentário

<< Home