terça-feira, maio 27, 2008

Dilema do Anderson

Boa-tarde a todos!

Meu nome é Anderson e há anos estou no negócio de Locadoras de Filmes. Passei por muitas fases difíceis do meu negócio, como, por exemplo, quando as fitas foram trocadas pelos DVDs, um processo que para mim foi extremamente difícil e caro.

Contra as expectativas dos mais pessimistas, consegui me adaptar e manter uma receita que possibilitou a manutenção do meu padrão de vida. Contudo, nos últimos meses, estamos sofrendo uma crise tão grave quanto aquela.

Uma grande Locadora se instalou a poucos metros do meu modesto estabelecimento. As locações diminuíram drasticamente. Já tentei todo o tipo de promoção, desde desconto, até “Pague uma e leve duas”, mas nada adiantou.

Meus filhos dizem que eu não preciso deste negócio, que já posso me aposentar e “curtir a vida”. Minha esposa já faz planos para a nossa viagem de comemoração. Todos parecem ver que o meu negócio acabou.

Atualmente, eu não sou tão dependente desta locadora como era quando comecei essa atividade. Possuo outros negócios, minha esposa trabalha, meus filhos também colaboram. Mas todas as vezes que penso em fechar a locadora, passa um “filme” na minha cabeça de tudo que eu já passei para manter o meu negócio e todas as vitórias que tive. E, de repente, “desistir de tudo” parece ser a ação mais insana que eu poderia ter.

Sei que estou esquecendo um pouco a razão e deixando a emoção falar mais alto, mas um lado meu, aquele do “jovem empreendedor que começou o seu negócio do nada”, diz que ainda não acabou. Diz que ainda tenho chances, mesmo que sejam mínimas.

Bom, é isso. Espero que alguém possa me ajudar. Qualquer comentário será bem vindo. Desde já agradeço todo e qualquer tipo de conselho.

5 Comments:

At 10:40 PM, Anonymous Anônimo said...

Olá,

Estou começando neste universo fantástico que é o empreendimento.

Condordo plenamente, leve em conta sua emoção, pois ela te proporcionou chegar até aí.

Analisemos: vc está com um problema, então não foque nele, foque nas oportunidades que estão passando. A solução está mais perto do que imagina.

Sucesso...

 
At 1:15 PM, Anonymous Daniel Grillo said...

Olá Anderson,

O negócio é inovar. Locadoras, no modelo atual, estão com os dias contados. Siga o modelo da NetFlix (netflix.com). Não tenha medo.

 
At 10:33 PM, Blogger Eu. said...

Anderson, concordo com o Daniel sobre a Netfix. Mas enquanto isso...não sei se esse post chegará a tempo, mas vamos lá:

Teoricamente, o ideal seria desenvolver um mini plano de negócios. Essa ferramenta é válida não somente para novos empreendimentos, mas também para reestruturações, etc.
Na fata deste...

1.o) tem o mapa detalhado e completo da sua operação, ou seja, conseguiria responder as perguntas:
- qual a curva de qtde de locações x horário e dia da semana;
- qual o perfil de usuário que gera seu maior ticket médio?
- qual seu ticket médio?
- qual o gênero de maior audiência?
- há chance no modelo para upselling ou crosselling, ou seja, agregar novos produtos a simples locação.

Atue sobre as respostas obtidas acima. Se o público de maior frequência for o feminino, adicione produtos de beleza na loja, ou algo parecido, como sandálias feitas com capim de ouro, além de aderir a moda verde (rs).
Se houver presença recorrente de crianças, insira pequenas estações de video games para elas utilizarem, contrate palhaços, etc, etc.Aqui vale criar, perceba que o custo é baixo para essas iniciativas.

Esse é um bom ponto de partida, conhecer o seu dia a dia e o seu público.
Objetivo: eliminar o que não agrega, focar no rentável.

2) Você ou seus funcionários realmente conhecem o mercado? Conseguiriam dar dicas, comentar os principais filmes, comparar gêneros. Caso não, treine, capacite e teste.

3) Por que a maioria prefere comprar na loja de conveniência, em detrimento dos hipermercados, mesmo pagando mais caro? Sei que sabe a resposta - junte mais esse item para aplicar a sua revisão de estratégia.

4) Diferencial: passe um mes, um ano, whatever, o tempo necessário dentro dessa grande locadora. Identifique 3 principais carências.
Atue sobre essas. Pode ser personalizar o atendimento. Demonstre que você conhece todo o histórico e preferência cultural do seu cliente. Antecipe a locação que ele iria fazer. Como? Fácil:
a) identifique o cliente ao entrar na loja (via cartão magnético, previamente cadastrado, ou melhor ainda, cartão com RFID - detecta a entrada dele antes de tocar na porta).
b) identificado, exiba na tela dos monitores o histórico de locação.
c) identifique os gêneros de preferência.
d) faça as sugestões, já comentadas (aqui vale aquele treinamento).
e) atualize o histórico e reconheça o cliente fiel. Não distribua tickets ou cartões. A responsabilidade de saber quem merece o prêmio (milhagem) é você, e não o cliente.

5) Compre discos e tocadores Blu-ray, agora que o mercado jpa foi definido. Nem mesmo as grande ainda possuem oferta abrangente desse produto. Faça parceria com banco para vender os players financiados.

6) Promoções mais agressivas que seu concorrente: Dia das mães, mãe não paga locação. Acredite, elas retornaram para devolver, ai está seu retorno. Não utilize aquele sistema externo de devolução.

6.1) Faça coletâneas do mesmo tema no youtube e similares, grave DVD e distribua como curiosidade/brinde.

6.2)Inclua revelação ou convênio para revelação de foto digital.

6.3) Ofereça serviços de edição, impressão, DVD, albuns e sites para os filmes e fotos das férias, partos de cada cliente.

7) Obviamente, com aporte, tudo fica muito mais rápido e mais agressivo. Tente linha de crédito, caso não tenha disponível, ou venda cotas dessa nova empresa para seus familiares e amigos. Eles ganhariam % referente ao crescimento - algo parecido com um mercado de ações, mas somente para sua locadora.

8) Se ainda puder, faça tudo isso evitando que o cliente saia de casa. Utilize internet, melhore ou crie seu site, e insira um grupo de apoio para a logística (nome bonito para os motoboys).

9) Seja e fique visível.

Padarias tem melhor margem e crescem percentualmente, mais que conveniência e restaurantes.

Faça se ainda restar energia e motivação, não simplesmente pelo apego ao passado.

good luck.

[]´s.

 
At 12:01 AM, Anonymous Davy said...

Amigo, não sei se você vai ler esta mensagem mas vou deixar meu comentário. Cai aqui no seu blog por acaso. Estava tentando fazer um trabalho atrasado pra faculdade, das minhas aulas de ADM, onde a proposta é fazer um plano de negócio de empresa. Resolvi fazer de uma locadora, por que é o único que pensei em toda a vida, mas por falta de coragem talvez, nunca tentei coloca-lo em pratica, apesar de achar que seja uma ótima idéia. Li seu comentario no blog e achei muito interessante. Existe algo que não vejo em locadora nenhuma, e acho que daria muito certo. Entregas via telefone. tudo depende de como vc vai estruturar isso. Ou seja entregas em intervalos de tempos com catalogos para os clientes. Talvez saisse um pouco caro no começo, mas acho que daria retorno ao longo do tempo.

 
At 3:18 PM, Blogger Ricardo said...

Uma vez em uma aula de empreendedorismo me recordo do meu professor sitando uma frase que não me recorde de quem é porem muito interesante
"Nunca se apaixone por um negocio,e sim pelo lucro dele".

 

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